Dr.Fernando Ruas,
Presidente do Município de Viseu,
Exmº Senhor,
Duarte Coelho,
Representante da União Distrital das IPSS,
Exmªs Senhoras e Exmºs Senhores,
Permitam-me aproveitar a oportunidade para lhes dizer que a Associação Nacional de Aposentados, Pensionistas e Reformados, IPSS e UP, por mim representada, é uma Associação de Seniores, que tem como finalidade proporcionar aos seus associados ( e não só ! ) formas de ESTAR NA VIDA, que os mantenham alegres, activos, informados e acautelados, afim de evitar o isolamento e, por conseguinte, a solidão, enquanto não institucionalizados; quando institucionalizados, só lhes poderemos levar ALEGRIA e SOLIDARIEDADE, através do nosso Grupo de Animação Recreativo-Cultural ANAPR-MODERP/VISEU.
Para que assim seja, a Delegação de Viseu da ANAPR-MODERP, planeou um conjunto de actividades, nas quais integrou o "DIA MUNDIAL DO IDOSO"; tem-no feito e continua a fazê-lo com o comprometimento total e imprescindível do nosso Município.
Se assim não fosse, os "SENIORES DE VISEU", possivelmente, não estariam aqui, "gozando" este momento de alegria, assim como não teriam ACTIVIDADES SÉNIOR como têm tido, há vários anos.
Já todos sabemos, que o "DIA MUNDIAL DO IDOSO" é o dia 01 de Outubro e que, este DIA foi mais uma das recomendações da ONU, em 1999, para que a HUMANIDADE lembrasse os seus IDOSOS, fazendo-lhe sentir que, só se é idoso porque se se lá chega com vida, percorrendo, paulatinamente, o espaço do Espaço, deixando para trás o irrecuperável tempo do Tempo; uns melhor, outros pior! Assim foi e continuará a ser, mas gostaríamos que fosse sempre melhor!
Para isso, são precisas a respeitabilidade, a aceitabilidade e, não menos, a afectividade para com os IDOSOS, que deveriam decorrer, natural e consequentemente, de uma vivência solidária e exemplarmente sã, começando na FAMÍLIA, atravessando a SOCIEDADE e acabando, quando já não for possível existir, sem sofrimento do IDOSO e dos circunstantes.
Sabemos que, há anos a esta parte, não o temos feito (não há regra, sem excepção, evidentemente !); antes e pelo contrário, temos usado e abusado dos nossos IDOSOS, "sem dó nem piedade", para as nossas conveniências mais economicistas que altruístas.
Isto não pode continuar a acontecer e chamamos à atenção de todas as entidades implicadas e envolvidas nesta problemática, que comecem, desde já, a exigir que, na ESCOLA e a todos os níveis, se processe, obrigatoriamente, Educação para a Cidadania, fazendo jus aos Valores que convêm a esta e a outras matérias adjacentes e subadjacentes; que no MINISTÉRIO DA SAÚDE, não se esqueçam de continuar a dotar as cidades, deste País, com Unidades de Cuidados Continuados; que, nos CONCELHOS, se criem Espaços Inter-Geracionais e Inter-Culturais para cultivo de tais Valores. No caso, o nosso Município é pioneiro: já temos, há algum tempo, o Espaço Inter-Gerações; por fim, desejaríamos que as FAMÍLIAS não "desaninhassem" os seus idosos, sempre que possível. Isto é, não os retirassem do lar em que sempre viveram e onde têm os seus pertences, que recordam e estimam!
Senhor Presidente do Município de Viseu,
Senhor Represente da União Distrital das IPSS,
Senhoras e Senhores,
Suponho não ter ferido a sensibilidade de quem quer que seja, o que me deixa de consciência tranquila para terminar com um muito grande agradecimento a quem tornou possível este momento.
BEM-HAJA a todos e por tudo
Sem comentários:
Enviar um comentário